ポルトガル語生徒
ブラジルとポルトガル語大好きです!


A guerra civil na Síria tem causado grande embates envolvendo forças nacionais, locais e internacionais. Segundo a ONU, são mais de 250 mil mortos. Milhões de pessoas já deixaram a Síria em busca de refúgio em nações vizinhas e em alguns casos em países distantes como o Brasil.
O número de concessões de refúgio aos sírios em 2015 foi de 532 concessões e representa 43% do total de solicitações aceitas (1.231). O Brasil conta hoje com 8.731 refugiados de 79 nacionalidades diferentes, sendo 2.252 sírios.
Medidas como a emissão de um visto especial para os sírios e a criação de programas de melhoria da recepção e atenção, como a implementação de novos Crais (Centros de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados) em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, têm surtido efeito. Para a questão da adaptação à língua, o Pronatec (O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ensina português e a cultura brasileira e a primeira turma já foi iniciada no Rio de Janeiro.
A guerra civil na Síria não é uma tragédia isolada. Por exemplo, concessões do Congo (África) estão crescendo (um aumento de 47% em um ano) por causa dos conflitos entre governo e opositores do regime. Além da Síria e do Congo, há cerca de 45 mil haitianos que têm entrado ano a ano no país, não são reconhecidos como refugiados. Para eles, há um visto especial humanitário permitindo que os habitantes do país da América Central, assolado pelo terremoto de 2010, permaneçam no Brasil.